elEconomista.es
Brasil
Bovespa
37.362,92
-1,76%
USDBRL
3,5834
+0,05%
Crudo WTI
47,77
+7,28%
Oro
1.229,62
+0,56%

Conheça o novo ministro das Relações Exteriores do Brasil

elEconomista America - 15:24 - 27/08/2013
comentarios
    tagsMás noticias sobre:
    figueiredo635.jpgLuiz Alberto Figueiredo Machado, Agência Brasil

    Depois da crise diplomática entre Brasil e Bolívia causada pela fuga do senador boliviano Roger Molina no sábado (24), a presidente Dilma Rousseff demitiu o então chanceler Antônio Patriota e indicou Luiz Alberto Figueiredo Machado para ocupar seu lugar. O elEconomista América traçou um breve perfil do novo ministro das Relações Exteriores do Brasil.

    Formado em direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e diplomata pelo Instituto Rio Branco,  Figueiredo tem 58 anos e ficou conhecido pela sua atuação em negociações na área ambiental.

    No ano passado ele foi nomeado representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2005 é o principal nome do Brasil no processo de regime de mudanças climáticas.

    Na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que aconteceu no Brasil em 2012, Figueiredo ocupou o posto de negociador-chefe e mostrou grande habilidade e paciência em comandar as negociações.

    Apesar do evento ter terminado sem conquistar grandes avanços na área ambiental, ele foi considerado bem sucedido pelo governo porque terminou com um documento assinado por 188 países.

    Antes disso, o diplomata havia atuado como intermediário entre os chamados BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) e os EUA e países da União Europeia na conferência do clima de Durban, realizada na África do Sul em 2011. Ele também ocupou cargos nas embaixadas brasileiras do Chile, Estados Unidos e Canadá.

    Otras noticias
    Contenido patrocinado

    Comentários 0


    Síguenos en twitter
    Síguenos en Facebook

    Más leidas

    eAm
    Colombia
    Mexico
    Chile
    Argentina
    Peru

    Liga Brasileña 2013-14

    Brasil.- Al menos siete muertos en el derrumbe de un edificio en construcción en Sao Paulo
    <b>DOI-Codi é tão distante da embaixada quanto o céu do inferno,</b> diz Dilma