elEconomista.es
Brasil
Bovespa
52.111,85
+1,78%
USDBRL
2,2332
-0,47%
Crudo WTI
104,55
+0,76%
Oro
1.295,20
-0,56%

Manifestações no Brasil ganham páginas dos principais jornais do mundo

Agencias - 12:31 - 19/06/2013
3 comentarios
    tagsMás noticias sobre:

    Pelo segundo dia consecutivo os principais jornais da Europa, Estados Unidos e América Latina deram destaque para os protestos que aconteceram no Brasil. Nesta quarta-feira (19), o jornal londrino The Guardian publicou uma grande reportagem na qual relata que as manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil são as maiores em 20 anos e pegaram a classe política, tanto oposição como situação, de "surpresa".

    O New York Times  destacou imagens dos confrontos entre policiais e manifestantes em foto, informando que ontem (18) a presidente Dilma Rousseff, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram no final da tarde para tentar achar uma solução e conter a insatisfação da população.

    Outro jornal americano importante, o Wall Street Journal, relatou que um dia depois de as maiores manifestações em décadas agitarem o Brasil, essa nação sul-americana acordou para um cenário político em mudança, com os líderes dos protestos que buscam transformar a ventilação da frustração nacional de segunda-feira em um movimento de longo prazo, e uma classe política cautelosa em busca de equilíbrio em um país que manifestou um forte apelo para a mudança.

    Na reportagem que é manchete de página, a trajetória de Dilma Rousseff, ex-guerrilheira marxista e primeira mulher presidenta do Brasil, procurou simpatizar com o movimento de protesto, declarando que ela é, também, uma agente de mudança buscando corrigir muitas das injustiças de longa data que os manifestantes criticam. Em uma época de protestos em massa em várias das capitais do mundo em desenvolvimento, a aposta de Dilma Rousseff em se alinhar com os manifestantes contrasta com táticas mais peso-pesadas de outros líderes, como o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, que enfrentou protestos em massa nos últimos anos dias.

    Para o jornal, as situações são diferente, mas, o aparecimento de manifestações massivas em várias cidades dificilmente é uma boa notícia para Dilma, que concorre para a reeleição no próximo ano. Novos estádios de luxo construídos para sediar o próximo ano da Copa do Mundo de futebol parecem para alguns como despesas fúteis, em um país onde as estradas, trens e hospitais permanecem emblemas do passado mais pobre do Brasil.

    No El Pais, da Espanha, o articulista Juan Arias aponta que os manifestantes são "filhos rebeldes" do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff. Fazendo uma analogia, Arias diz que, esses "filhos" estão crescendo e começaram a fazer perguntas ao pais e, "pior", começaram a discordar deles. O artigo ressalta que  quadro de falta de liderança clara dos protestos atrapalha negociação de governantes com reivindicantes, cuja pauta ainda é muito extensa.

    Outra reportagem destaca em manchete de página e chamada de capa do correspondente do jornal francês Les Echos, Thierry Ogier, recupera histórico dos últimos dias de protesto, destacando como símbolo uma "cena única": manifestantes subindo no telhado do Congresso, em Brasília, uma cena espetacular que ´lembra um pouco da Revolução Francesa`, diz o escritor do Rio Carlos Heitor Cony.


    Comentários 3

    1
    nilson paiva coelho
    19-06-2013 / 23:08
    Puntuación 27   A Favor   En Contra

    Não temos saúde, educação, segurança pública, transporte, valorização profissional, o crime organizado está adotando nossas crianças, os presídios estão todos superlotados, e o governo só desvia verba de tudo que pode, a corrupção esta acabando com o pais que vai sediar a copa do mundo...Por favor mostre para o mundo a situação do nosso pais

    2
    Claudio
    20-06-2013 / 07:46
    Puntuación 14   A Favor   En Contra

    Por favor amigo vamos interpretar de forma clara o que vem acontecendo ha muito tempo no Brasil, só tem roubo, querem nos fazer de escravos como antigamente chega, essa é a realidade.

    3
    Adelia Lima
    21-06-2013 / 12:45
    Puntuación 1   A Favor   En Contra

    Sandra, porfi, imprímelo

    Gracias

    Síguenos en twitter
    Síguenos en Facebook

    Más leidas

    eAm
    Colombia
    Mexico
    Chile
    Brasil
    Argentina
    Peru

    Liga Brasileña 2013-14

    Ecoprensa S.A. - Todos los derechos reservados | Política de cookies | Cloud Hosting en Acens

    SP: <b>Milhares de pessoas</b> participaram de protesto, que terminou com <b>incidentes</b>
    <b>Haddad justifica tarifa</b> e diz que <b>não acertou acordo</b> com Movimento <b>Passe Livre</b>