elEconomista.es
Brasil
37.362,92
-1,76%
4,0846
-0,01%
47,77
+7,28%
1.499,94
+0,79%

JMJ: bate recorde de turistas no Rio de Janeiro

El Economista America - 12:19 - 29/07/2013
comentarios
    tagsMás noticias sobre:
    Papa Francisco, Efe

    A participação de turistas ao longo da semana passada na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro de 22 a 29 de julho, quebrou o recorde de público no Brasil, segundo o Ministério do Turismo. De acordo com os dados, 72,7% dos turistas vieram ao Brasil pela primeira vez em sua vida, enquanto 93% deles pretendem voltar ao país e 53,6% pretendem fazê-lo no prazo de um ano.

    De acordo com um relatório do ministério, cerca de dois milhões de turistas visitaram o Rio de Janeiro e a renda para a cidade está estimada em cerca de R$ 1,2 bilhão.

    O número de turistas é o mais alto para uma única cidade brasileira em um evento específico, de acordo com os resultados preliminares do relatório preparado a pedido do Ministério pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    De acordo com os dados fornecidos, um pouco menos de um quarto dos turistas são estrangeiros e 72,7% deles vistaram o Brasil pela primeira vez em sua vida. O tempo médio gasto na cidade foi de 12 dias.

    Oficialmente foram 865 mil inscritos na JMJ, embora muitos dos jovens e participantes não tenham sido oficialmente registrados. Um número considerável de pessoas, até mesmo de outras regiões brasileiras também viajaram para o Rio de Janeiro.

    Cerda de 7% dos peregrinos se hospedaram em hotéis, 55% em casas de enfermagem voluntários e moradores da paróquia e o resto em pousadas ou abrigos coletivos.

    O levantamento consolidado será divulgado em agosto, na cidade de Aparecida do Norte, 167 km de São Paulo, que também foi visitada pelo Papa Francisco, de acordo com informações do Ministério.

    Desafios

    A Agência Brasil destacou que boom turístico vivido pelo Brasil tem sido fortemente impulsionado pelos grandes eventos mundiais sediados no país que trouxeram, com os visitantes de todo o mundo, duras críticas à qualidade de serviços básicos do setor. Apenas neste ano, o Brasil recebeu a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, na agenda para 2014 e 2016, o número de turistas domésticos e estrangeiros deve se multiplicar, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

    Segundo dados da agência de notícias, no ano passado o setor movimentou R$ 247 bilhões. O valor superou as marcas de 2011 (R$ 238 bilhões) e de 2010 (R$ 228 bilhões). Especialistas dos setores público e privado consideram esses grandes eventos mundiais uma oportunidade para o país se consolidar como destino de muitos turistas no pós-2016, se a impressão deles sobre o país for positiva.

    Mas a experiência vivida por algumas cidades que sediaram jogos da Copa das Confederações, em junho, deixou claro, por exemplo, que a sinalização nos principais destinos procurados pelos viajantes precisa ser melhorada. A deficiência, e até mesmo ausência de placas e outras formas de indicação de lugares, foi um dos itens mais criticados por turistas estrangeiros que responderam uma pesquisa do Ministério do Turismo.

    Em outro levantamento contratado pelo governo, mais de 20% dos brasileiros que viajaram pelo país em 2011 classificaram como ruim a sinalização turística nos destinos nacionais. A mesma pesquisa mostrou que, para os estrangeiros que avaliaram, no mesmo ano, 16 serviços turísticos, a sinalização das cidades ocupa a 12ª posição, superando apenas as críticas atribuídas à qualidade dos aeroportos, aos serviços de telefonia e à internet, às condições das rodovias e aos preços.

    No ano passado, o governo federal destinou R$ 38,5 milhões para que as cidades-sede da Copa do Mundo investissem em sinalização turística. Na semana passada, o Ministério do Turismo anunciou que R$ 19 milhões foram reservados para a colocação de placas indicativas, desta vez, nas cidades históricas. Mais de 30 destinos, em 17 estados, vão receber ajuda financeira para adequar esses mecanismos de comunicação aos padrões internacionais.

    Pelas previsões da pasta, R$ 7,3 milhões serão divididos entre 13 cidades da Região Nordeste, como Itaparica, na Bahia, São Luís, no Maranhão, Parnaíba, no Piauí, Aracati, no Ceará, e João Pessoa, na Paraíba, além de Fernando de Noronha. A Regão Sul receberá R$ 3 milhões para aplicar em localidades como São Miguel das Missões e Pelotas, no Rio Grande do Sul, Florianópolis e Laguna, em Santa Catarina, e Antonina, no Paraná.

    Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e outras cidades de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio de Janeiro vão receber R$ 5,5 milhões. No Centro-Oeste, os municípios de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, e Goiás e Goiânia, em Goiás, vão dividir o bolo de R$ 2 milhões. Na Região Norte, Belém contará com R$ 1 milhão para investir em sinalização turística.


    Comentários 0

    Síguenos en twitter
    Síguenos en Facebook

    Más leidas

    eAm
    Colombia
    Mexico
    Chile
    Argentina
    Peru

    Liga Brasileña 2013-14

    Projeção para <b>crescimento do PIB</b> fica em 2,28%, e para de cair
    <b>Confiança do consumidor</b> se mantém em baixa pelo segundo mês seguido