Tesouro paga mais para vender títulos e insatisfação cresce na equipe econômica - eleconomistaamerica.com.br

Tesouro paga mais para vender títulos e insatisfação cresce na equipe econômica

elEconomistaAmerica - 9:52 - 5/12/2013
comentarios

    O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustim, tem enfrentado resistências internas dentro do próprio governo brasileiro para levar adiante a política fiscal. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (5) pelo jornal Estado de São Paulo.

    Economia brasileira caiu 0,5% no terceiro trimestre

    De acordo com o veículo, o clima está "quente" nos corredores da sede do Tesouro Nacional, devido a dificuldade em rolar títulos públicos.

    O mercado tem se tornado cada vez mais desconfiado em relação ao governo brasileiro, por conta das manobras contábeis adotadas pelo setor econômico para fechar as contas, tática que acabou sendo apelidada de "contabilidade criativa". O resultado é que o Tesouro tem sido obrigado a oferecer juros maiores por seus títulos, o que torna a dívida pública ainda mais cara.

    O problema foi alvo de discussão durante uma apresentação dos indicadores macroeconômicos e fiscais, relatou o jornal. Os coordenadores afirmaram que a interpretação do mercado é que o próprio aumento dos juros dos títulos do Tesouro indica que o risco dos papéis é alto. O mercado se torna então mais desconfiado e o Tesouro aumenta mais os juros, num ciclo vicioso.

    Segundo o jornal, Arno Augustim disse não compreender as críticas dos investidores. Para os auxiliares do secretário, a situação pode ficar ainda pior se as agências de classificação de risco decidirem levar a desconfiança a sério e rebaixar a nota do Brasil, o que já chegou inclusive a ser sinalizado pela S&P.

    O jornal chegou a procurar a secretaria do Tesouro, mas a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda não quis se pronunciar oficialmente sobre a insatisfação da equipe.


    Comentários 0

    Síguenos en twitter
    Síguenos en Facebook

    Más leidas

    eAm
    Colombia
    Mexico
    Chile
    Argentina
    Peru

    Liga Brasileña 2013-14

    El <b>Banco Central de Brasil</b> puede poner fin a las alzas de los <b>tipos</b> para controlar <b>la inflación</B>
    <b>Poupança</b> tem captação líquida <b>recorde</b> em novembro