elEconomista.es
Brasil
37.362,92
-1,76%
4,1415
-1,06%
47,77
+7,28%
1.460,12
+0,01%

Vídeo: dona de rede gigante de lojas empresária afirma que Brasil vive a "década do varejo"

elEconomistaAmerica - 17:12 - 21/01/2014
comentarios
    tagsMás noticias sobre:

    A empresária Luiza Trajano, dona de uma das maiores redes de varejo do Brasil, a Magazine Luiza, fez uma avaliação positiva do mercado durante entrevista ao programa Manhatan Conection.

    Lojistas pedem reunião com governo para discutir rolezinhos

    O programa foi ao ar pela Globo News, na segunda-feira (20). Ao ser indagada pelo colunista Diogo Mainardi sobre "quando iria vender suas lojas para a Amazon?", ela respondeu que "o crédito, o aumento da renda, o emprego e a entrada dessa classe média gerou para o setor a década do varejo".

    Assumidamente otimista sobre a economia brasileira, a empresária rebateu aqueles que, segundo ela, "só veem o copo do lado vazio, nunca do lado cheio", quando indagada pelo apresentador Caio Blinder sobre a crise que o comércio varejista estaria vivendo no país.

    Segundo Diogo Mainardi,  "todos os fatores que determinaram o crescimento do varejo estão murchando, ou murcharam". "Os juros estão subindo, o crédito diminui, a inadimplência aumentou pelo segundo ano consecutivo, a inflação aumenta, a indústria nacional foi sucateada, isso vai levar uma piora do emprego também. A pergunta é a seguinte: quando é que você vai vender suas lojas para a Amazon? Há como resistir à onda do varejo eletrônico?", perguntou ele.

    A empresária retrucou que a inadimplência está totalmente sob controle. "Nunca tivemos um índice tão bom como nós terminamos agora em 2013", disse, ao afirmar que os dados que o colunista possuía estavam equivocados. Questionada se o fator ocorria em suas lojas, disse: "Não é na minha loja não, é no Brasil. É no varejo brasileiro, eu não estou falando da minha loja, estou falando geral, e te dou índice, e te mostro. A inadimplência diminuiu, eu provo, é estatístico isso, ela não aumentou", enfatizou.


    A empresária afirmou que iria enviar um e-mail para o colunista com os dados corretos, o que de fato realmente fez. De acordo com o portal do jornal Estado de S. Paulo, Luiza Trajano enviou dados do Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV). Ela mostrou que o nível de inadimplência das pessoas físicas fechou o mês de novembro do ano passado em 4,5%, com queda de 1,2 ponto porcentual em relação ao mesmo mês de 2012, quando o índice era de 5,7%.

    Más leidas

    eAm
    Colombia
    Mexico
    Chile
    Argentina
    Peru

    Liga Brasileña 2013-14