elEconomista.es
Brasil
37.362,92
-1,76%
3,7324
-0,44%
47,77
+7,28%
1.428,55
+0,26%

Telefónica aumenta participação na Telecom Itália

El Economista America - 11:29 - 24/09/2013
comentarios
    tagsMás noticias sobre:

    A Telefónica, que no Brasil controla a operadora Vivo, aumentou sua participação na Telecom Italia (também controladora de uma operadora de telefonia móvel em território nacional, a TIM), ontem (23). A negociação confirmada nesta terça-feira (24) deu mais tempo para a Telecom Italia decidir o destino de sua operação no Brasil.

    A Telco, maior acionista da Telecom Italia, formalizou um acordo com a Telefónica no qual o grupo espanhol concordou em investir cerca de 865 milhões de euros para aumentar sua participação na empresa, que passou de 46% para 66%. A Telefónica deve fazer um novo aporte 117 milhões de euros  para aumentar sua participação na Telco para 70%. O montante ajudará a companhia italiana a pagar suas dívidas.

    TIM pode ser dividida

    O grupo  espanhol e o italiano tiveram que fazer um esforço para não infringir as leis de competitividade no Brasil, onde ambos controlam, respectivamente, as duas empresas prestadoras de telefonia móvel com o maior número de clientes. Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em agosto mostram que a Vivo tem  28,69% de participação no mercado, sendo seguida pela TIM, com (27,22%) ,Claro (24,97%), Oi (18,66%), CTBC (0,35%), Nextel (0,06%) e Sercomtel (0,03%).

    No País, a reconfiguração acionária ainda precisa receber as aprovações da Anatel e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    No último final de semana, os jornais italianos Corrieri della Sera e La Rupubblica apontaram que uma das saídas estudadas pela Telefónica para evitar problemas como os órgãos regulatórios brasileiros seria dividir a TIM, incorporando parte dos ativos e vendendo outras duas partes para seus maiores concorrentes, a Claro e a Oi. No entanto, o acordo firmado ontem deu mais tempo para a Telecom Italia decidir o que fará com a TIM e pode facilitar uma venda integral da operadora para outra empresa interessada em entrar no mercado brasileiro.


    Comentários 0

    Síguenos en twitter
    Síguenos en Facebook

    Más leidas

    eAm
    Colombia
    Mexico
    Chile
    Argentina
    Peru

    Liga Brasileña 2013-14

    <b>eBay</b> inicia <b>operação no Brasil</b> com aplicativo de artigos de moda
    Preço do <b>iPad no Brasil</b> só perde para o da Agentina